COMO CONTROLAR SUA RAIVA - deus

priscilla

Deus não enxerga você como apenas um número na audiência.

COMO CONTROLAR SUA RAIVA

INTRODUÇÃO

 

"O amor não se ira facilmente" - 1 Coríntios 13:5

 

OS VERSOS 4 E 5 DIZEM:

 

Hoje quero falar sobre a ira. Este é nosso sétimo encontro, baseado na série Construindo Grandes Relacionamentos, baseados em I Coríntios 13. Temos usado os títulos da série do pr Rick Warren. Apenas os títulos e alguns pontos que julgamos importantes. Mas temos buscado diante de Deus, a luz e iluminação para descrevermos o que Ele quer dizer para nós, IBB, através de seus pastores.

 

Quero hoje que olhemos para "Como Controlar a sua Raiva". A Bíblia diz: 1 Co 13:5  "O amor (...) não se ira facilmente..." Isso não quer dizer que o amor não sente raiva, porque algumas vezes o amor fica irado.

 

"Irai-vos, e não pequeis: Não se ponha o sol sobre a vossa ira" (Ef 4.26)

 

Posso ficar irado, mas não dá para sair por aí, estourando tudo pela frente.

 

 

Geralmente, quando atacamos ou queremos destruir alguém é porque nosso orgulho foi ferido. Nos sentimos ameaçados.

 

Normalmente, nos iramos quando:

 

  • - Experimentamos injustiça
  • - Sentimos estresse
  • - Somos atacados
  • - Mexem com nossas feridas

 

Existem três objetos de nossa ira

 

 

 

  • - As pessoas
  • - Nós mesmos e
  • - Deus

 

Quais os resultados da ira não resolvida?  

 

 

 

 

 

  • - Violência (ira reprimida)
  • - Um controle rígido e perfeccionista (legalismo - tudo têm que ser feito do meu jeito)
  • - Amargura
  • - A negação e a repressão (quando achamos que Deus é culpado, mas não expomos)
  • - A depressão

 

 

 

A Bíblia diz que há VÁRIAS maneiras de controlar sua raiva:

 

 

VEJA QUANTO CUSTA NÃO CONTROLAR SUA Raiva

 

A Bíblia diz que sempre há uma etiqueta com um preço.

 

 "O homem irado provoca brigas, e o de gênio violento comete muitos pecados...." Pv 29:22 (NVI)

 

Gostou do versículo? TEM MAIS.

 

Pv 15:18 - "O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão...." (NVI)

Pv 14:17 - "Quem é irritadiço faz tolices, e o homem cheio de astúcias é odiado" (NVI)

Pv 14:17 - "Quem se zanga facilmente faz coisas tolas," (LH)

Pv 11:29 (NVI) Quem causa problemas à sua família herdará somente vento; o insensato será servo do sábio.."

 

Todas as vezes que fico sem controle, eu perco. Você não vai conseguir o melhor se fica sempre explodindo.

 

 

COMO AGIR QUANDO ESTAMOS COM RAIVA?

 

  1. PRECISO ADMINISTRAR MINHA RAIVA

 

"O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina." Pv 29:11 (LH

 

Deus deu a você, em sua formação biológica, a capacidade de ter raiva. Raiva não é necessariamente um pecado. Deus ficou irado. O problema é como controlar a raiva. A raiva bem controlada torna-se mais um recurso do que uma deficiência. Você não pode evitar a raiva, mas pode aprender a controlá-la. Você precisa aprender a como lidar com ela. Você decide controlá-la. Pare de dizer que não pode e comece a dizer que você pode controlá-la. Pare de dar desculpas e justificativas para sua raiva. "Aconteceu.. Explodi. Não tive como controlar."  Não creio nisso.  Você já se viu brigando com seu marido ou esposa ou com alguém num tom de voz alta e então o telefone toca? Admita isso: "Eu posso controlar minha raiva com a ajuda de Deus."

 

Como?  REFLETINDO ANTES DE REAGIR

 

Não responda impulsivamente.)  Circule "se cala" - retardar, esperar é um grande instrumento para se controlar a raiva. Eu não estou dizendo esperar por um dia. A Bíblia diz que não se deve dormir quando se está zangado. Estou dizendo esperar por cinco minutos. Quando você começa por marcar seus intervalos de um minuto e espera. Quanto mais você controla seu temperamento, ele melhora, quanto mais você o controla, melhora.

 

 

Éster Carrenho, em seu livro Raiva Seu Bem Seu Mal (Editora Vida), propõe um exercício para os pais. A situação é a seguinte:

 

Os pais têm dois filhos: 4 e 8 anos (Eu vou chama-los de Tom & Jerry, embora os irmãos se amem)

 

 

 

 

 

Tom, o mais velho está estudando e deixa o livro no chão. Jerry, o mais novo rabisca todo o livro. Quando o Tom vê o estrago, o que faz? Bate nele, empurrando-o contra a parede. Jerry sai gritando: "mamãe, o Tom me bateu..."

Qual seria a melhor forma de fazer com que o mais velho reconheça que a raiva é legítima, mas que o comportamento raivoso não está certo?

 

1a ) A mãe abraça Jerry que está chorando e diz para o Tom: "Seu irmão é pequeno, tem que ter paciência com ele. Deus não gosta de meninos que odeia".

 

2a ) A mãe vai para perto do Jerry, pega o livro e diz: "bem feito por ter apanhado. Você estragou o livro do seu irmão. Não quero saber se você apanhou"

 

3a ) A mãe acalma Jerry, vai para perto do Tom e diz: Tom, você está coberto de razão por estar com raiva, eu também ficaria assim. Me mostra o livro e vou ver se consigo arruma-lo. Mas você não pode bater no seu irmãozinho querido. Se acontecer novamente, venha falar comigo e eu repreenderei seu irmão. E você Jerry, não pode mexer nas coisas do seu irmão; você têm que brincar com seus brinquedos".

 

Qual dessas situações é a mais apropriada? A última, pois a mãe valida os sentimentos do Tom, mas corrige seu comportamento, trazendo para si o direito de exercer a disciplina e corrige o Jerry do seu erro. 

 

•2.       EXPRESSO MINHA RAIVA APROPRIADAMENTE

 

"Se você ficar com raiva, não deixe que isso o faça pecar..." Ef 4:26  Este versículo implica que há um jeito de ficar com raiva e não pecar.

 

O filme Sobre meninos e lobos ilustra bem. Os três eram amigos de infância. Um deles havia sido molestado quando criança e nunca tratou disso e quando vê alguém tentando molestar um menino, ele vai e mata o cara. Ele poderia ter defendido a vítima, mas sua ira acumulada foi incontrolável.

 

Estou convencido de que a maioria de vocês pode ter ótimos relacionamentos e ter suas necessidade satisfeitas se você aprender a direcionar sua raiva de maneira apropriada e a expressá-la corretamente e não incorretamente.

 

Ao invés de ficar sempre atacando a pessoa, você pode expressar de forma diferente. Veja os exemplos de comunicação. De um lado as acusações, do outro a confissão. Quem só acusa não muda.

 

ACUSAÇÃO                                                CONFISSÃO

 

Você me machucou....                                               Eu me senti machucado..

Você só se interessa por...                             Parece que você tem mais    interesse em___

Você tem que mudar...                                  Como podemos mudar?

Você não me entende...                                 Acho que não estou conseguindo me comunicar

 

 

 

 

A Bíblia diz confesse sua raiva.

 

Falar da raiva traz alívio. Admita sua raiva. Admita para você, para os outros, para Deus. "Eu estou com raiva!"

 

 

•3.        REPADRONIZO MINHA MENTE

 

"...mas transformai-vos pela renovação da vossa mente..." Rm 12:2

 

A forma como você age é determinada pela forma como você pensa.

A maneira como você sente é determinada pela maneira como você pensa.

 

Se você quer mudar a maneira como você age você precisa mudar a maneira como você pensa. Estou agindo com raiva porque sinto raiva. Tenho sentimentos de raiva dentro de mim. Tenho esses sentimentos de raiva porque decido ter pensamentos de raiva. Se quero mudar um padrão habitual como administro de maneira imprópria minha raiva - mau humor, explodir, criticar, etc. - então eu preciso de algum tipo de recondicionamento mental. "...mas transformai-vos pela renovação da vossa mente..."

 

" Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E lhes disse: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem". Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. E dizia: "Aba f, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres". (Marcos 14.33-36)

 

Quando você entende o quanto Deus o ama e há segurança em Cristo, o quanto você é importante para Ele, sua irritabilidade vai diminuir. Isso tem mais a ver com a sua auto-imagem e o que Deus diz a seu respeito do que com o que você acha de si mesmo. Dever de casa: Leia Efésios 1 e Romanos 8 que são capítulos clássicos sobre como encontrar segurança em Cristo. Leia-os sempre e sempre. São versículos anti-raiva porque quanto mais você se sente bem com você mesmo, menos você vai se sentir mau com os outros. Você precisa ser transformado pela renovação de sua mente.

 

 

 

Oração:

 

            Você pode orar: "Ó Deus, eu quero aprender a lidar com a raiva. Hoje, com Tua ajuda desejo controlar meu temperamento. Tenho caído no passado, mas agora quero me comprometer, a ter um novo começo. Ajuda-me a compreender o quanto custa ficar zangado, causando desentendimentos, erros, e me leva a fazer coisas tolas que me põem em todo tipo de confusão. Quando fico irado, sempre perco. Ajuda-me a refletir antes de reagir, a ter sabedoria e perguntar a mim mesmo: ‘Por que estou com raiva? O que realmente eu quero? Como posso obter o que quero?' Ajuda-me a ver as causas que explicam minha raiva. Ajuda-me a expressar minha raiva apropriadamente, não reprimi-la, não fingir que estou sentindo, não expressá-la através da violência, atirando, explodindo ou apenas ficando quieto e engolindo. Ajuda-me a admitir quando estou com raiva, a confessar a Ti, a mim mesmo, aos outros. Ajuda-me a repadronizar minha mente, a gastar um tempo contigo todos os dias, na Tua palavra, ter uma Hora Tranqüila diariamente, quando minha mente pode ser progressivamente transformada e ter pensamentos que são corretos e que me tragam comportamentos aceitáveis. Jesus Cristo, obrigado pela Tua palavra e sua relevância prática para nossas vidas. Ajuda-nos a ser amorosos e a não ficarmos com raiva tão facilmente. Oramos em nome de Jesus. Amém.

 

 

 

 

 

 

 

OBS: Segui as sugestões dos tópicos do pr Rick Warren, autor da série Construindo Relacionamentos.

2 comentarios »
Loading… Loading comments…Please wait
Dayvson
#1
13 of October of 2012 20:33
Muito Bom e Edificante o Artigo, to pondo em prática....
A Paz de Cristo
Roberta de Oliveira Rios
#2
19 of May of 2013 16:07
Excelente!

Leave comment as:

          Loading

Write down the characters shown in the following image, differentiating lower and upper case letters